GT Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas

foto-07_povos

(foto: Kena Chaves/GVces)

Aqui você encontra todos os materiais técnicos produzidos no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas, além dos relatos dos encontros.

Povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas estão entre os principais afetados pela implementação e operação de grandes obras na Amazônia, na medida em que seus modos de vida são intensamente vulneráveis aos impactos ambientais e sociais desencadeados. Tais abalos não apenas representam uma ameaça à reprodução cultural, mas também à integridade e bem-estar físico dessas populações. Historicamente, a relação entre esses grupos e os eixos de desenvolvimento designados à Amazônia é marcada por processos de expropriação territorial, restrição do acesso aos recursos naturais, violência e coerção, entre outros desdobramentos. Normas nacionais e internacionais asseguram direitos diferenciados a povos indígenas e populações tradicionais, mas, na prática, são pouco respeitadas.

As contribuições dos participantes do Grupo de Trabalho que embasam as Diretrizes foram sistematizadas no relatório final elaborado pelos consultores Isabelle Vidal e Cassio de Sousa, e sintetizadas no documento referência do GVces e IFC.

Documentos Técnicos

Relatos e materiais dos encontros