GT Planejamento e Ordenamento Territorial

foto-04_planejamento

(foto: Kena Chaves/GVces)

Aqui você encontra todos os materiais técnicos produzidos no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Planejamento e Ordenamento Territorial, além dos relatos dos encontros.

Planejar o desenvolvimento com uma abordagem territorial é endereçar, no contexto de grandes obras, dois desafios primordiais: de um lado, preparar melhor os territórios a partir das capacidades e fragilidades que lhes são próprias para amenizar com mais qualidade os abalos da nova conjuntura. De outro, aprimorar a coordenação entre as políticas públicas e as contrapartidas dos empreendedores para promover também legados de longo prazo.. No contexto típico de caos fundiário, isso inclui um ordenamento territorial que organize as frentes de migração e determine a destinação de áreas de vocação produtiva ou para conservação e manejo.

Busca-se delinear diretrizes que auxiliem a dar passos mais assertivos na direção de um desenvolvimento que contemple não apenas a necessária dimensão da infraestrutura ou o desempenho de determinados setores da economia, mas também a intrincada teia de necessidades e potencialidades das sociedades locais. Nesse sentido, há que se pensar em alternativas para que a própria tomada de decisão sobre a realização dos empreendimentos seja também permeável e contraposta às demandas territoriais.

Documentos Técnicos

Relatos e materiais dos encontros

  • Seminário sobre Planejamento e Ordenamento Territorial: Relato – Belém, 18 e 19/outubro/2016
  • 1º Fórum Integrador: Relato da Roda Temática sobre Planejamento e Ordenamento Territorial – Belém, 09/agosto/2016
  • Seminário de Consulta: Relato e Apresentação sobre Agendas de Desenvolvimento Territorial; Relato e Apresentação sobre Ordenamento Territorial e Biodiversidade – Altamira, 17 e 18/maio/2016
  • 1ª Reunião do GT Planejamento Territorial e Monitoramento do Desenvolvimento: Relato – Brasília, 04/novembro/2015